quinta-feira, abril 27, 2006

Dependências

Ontem fiquei sem computador. As lágrimas vieram-me aos olhos, os nervos à flor da pele. Dois meses apenas e já avariado! Fiquei triste e desesperada, pois os exames estão à porta. Depois de recorrer à minha ajuda de todas as horas e de enviar algumas mensagens, a queixar-me, parei para pensar. E pensei em Milarepa.
Conheci Milarepa através de uma grande amiga que, por sua vez, já o tinha conhecido através de um livro que, por sua vez, foi escrito por alguém muito especial - Eric-Emmanuel Schmitt. Sei que se trata de alguém especial, porque foi esta amiga, que também é muito especial, que me falou nele, pois conhece-o pessoalmente. Mas, como às vezes somos como São Tomé, preferi escrever este post depois de já ter "visto para crer", ou seja, depois de já ter lido qualquer coisinha do dito escritor.
A minha amiga especial enviou-me, então, por outras mãos não menos especiais, três livrinhos do autor. Li-os em poucas horas, mas como não há amor como o primeiro, ficou-me na memória a experiência de Milarepa.
Depois se ter submetido a tarefas de uma dificuldade extrema, Milarepa merece livrar-se do ódio que tem dentro do seu coração e atingir a iluminação (não vou contar-te a história, pois sei que estás curioso e a curiosidade é mestra!). Após obter a iluminação, Milarepa decide viver numa caverna durante vários anos, tendo como único alimento urtigas, preparadas numa caçarola que, um dia, se parte. Milarepa, que havia abandonado todas as dependências materiais e atingido a iluminação, percebeu que tinha estado, durante a sua estadia na caverna, dependente de uma caçarola. Ela tinha-o dominado e levava-o agora ao desespero.
Assim aconteceu com um mestre. E o mestre fez-me pensar. Agradeço, mais uma vez à minha amiga e ao seu escritor. Agradeço ao mestre. Agradeço, sobretudo, a Deus, pois sei que outras dependências se mostram diariamente, mas Ele não nos abandona e mostra-nos, através dos Seus instrumentos variados que há sempre uma iluminação há nossa espera...

1 Comments:

Blogger Lígia Mendes said...

Vai lá lêr o livro! De que é que estás à espera?

1:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home